consulta CNIS

Consulta CNIS do INSS online

O Cadastro Nacional de Informações Sociais é um banco de dados de extrema utilidade para o Governo Federal, pois é o responsável por auxiliar ele na rede de informações de todas as instituições que fazem parte do seu sistema.

Por exemplo, é através do CNIS que as informações relativas à seguridade social estão armazenadas e contidas.

Sendo esse um dos mecanismos mais prático para atualizar essas informações, fazendo com que ao mesmo tempo o Governo tenha conhecimento do que foi alterado.

Dessa forma, explicaremos abaixo outras informações de suma importância e que os brasileiros precisam saber, principalmente no que diz respeito a consulta do CNIS.

Fique conosco e acompanhe.

 COMO REALIZAR A CONSULTA CNIS?

O cadastro e consulta pode ser feito de maneira muito simples, graças ao portal do MEU INSS.

Em primeiro lugar, você irá acessar o link www.inss.gov.br.

Ao acessar o site, você visualizará no canto esquerdo da página um rol de serviços que são disponibilizados de maneira gratuita para os contribuintes da previdência social.

Esse portal tem o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas nas agências do INSS e ao mesmo tempo melhorar a vida do contribuinte que tem seus serviços feitos de maneira mais rápida.

Pois bem, ao visualizar os serviços da página, procure nos oferecidos a opção “Extrato previdenciário (CNIS)”.

INSS CNIS

Depois de clicar nessa opção, clique em seguida em “fazer login”, depois em “cadastre-se”.

Você será redirecionado para outra página que irá realizar algumas perguntas que devem ser respondidas de maneira correta. Ao final, após preencher todo o cadastro, um atendente irá entrar em contato com você por telefone para confirmar tudo o que foi apresentado.

Responda as perguntas que ele realizar e espere até que seja confirmado seu cadastro.

Uma senha provisória lhe será fornecida. Depois do primeiro acesso, essa senha deve automaticamente ser mudada para uma de sua preferência.

Anote a nova senha em algum lugar em que possa lembrar. E não esqueça de não mostrar para terceiros ou estranhos, pois, portando sua senha, é possível que qualquer pessoa tenha acesso a seu cadastro e serviços exclusivos do INSS.

E para quem não tem acesso a rede online, e quer realizar seu cadastro, pode realizar de forma pessoalmente em algum dos postos da previdência. Esse serviço apenas demandará um pouco mais de tempo.

Lembrando que, você deve manter o seu cadastro sempre atualizado, pois, as vezes um benefício pode ser indeferido por ausência de informações no cadastro nacional sobre o contribuinte ou sobre quem está solicitando o benefício.

E a consulta do CNIS pode ser feita normalmente pelo banco do correntista.

Consultar CNIS

EXTRATO CNIS

Também por meio do portal MEU INSS pode ser realizado a consulta do extrato do CNIS.

O que antes demandava tempo e só podia ser feito pessoalmente em uma das agências da previdência social, hoje pode ser feito de maneira rápida e bem prática.

No Extrato CNIS por vir informações relativas aos vínculos trabalhistas e o previdenciário que o cidadão possui.

É fácil visualizar que nesse extrato vem designado o nome do trabalhador, o período em que trabalhou nas empresas, quanto recebia de salário, qual o valor das contribuições previdenciárias ou o valor das contribuições individuais na qualidade de trabalhador individual ou de prestador de serviço.

Outra forma de tirar o Extrato CNIS sem ser por meio dos sites do INSS é indo diretamente no seu Banco. Seja Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

Se direcione no caixa eletrônico, aperte no menu e procure a opção “Previdência Social” e depois “Extrato Previdenciário”.

É importante retirar esse extrato de maneira reiterada para ficar de olho e observar se tudo está constando como OK ao seu ver.

CONTATO COM O INSS

Observou alguma irregularidade no seu extrato ou quer fazer alguma pergunta para o Instituto? É só entrar em contato com a autarquia.

Seja de forma online no www.inss.gov.br ou www.meu.inss.gov.br. Pela central de atendimento, ligando para o número 135. Ou de forma presencial.

Procure a opção que mais lhe seja favorável.

O atendimento telefônico funciona de 7 às 22 com base no horário de Brasília.

PORTAL MEU INSS

Um dos grandes serviços disponibilizados pelo portal meu INSS é o Extrato Previdenciário CNIS.

Mas fora ele é importante que você saiba que há outras opções de serviço que são de extrema importância.

Por exemplo, outros serviços de grande acesso são:

  • Pedido de benefícios como salário-maternidade, aposentadoria por idade e etc.
  • Extrato de empréstimo consignado.
  • Resultado de perícia médica.
  • Extrato de Imposto de Renda.
  • Histórico de Crédito de Benefício.
  • Realização de agendamentos ou requerimentos.
  • Localizar agência do INSS.
  • Simulação de tempo de contribuição.
  • Consultar revisão de benefício.
  • Consultar declaração de benefício.

Para a maioria desses serviços é preciso estar inscrito na página para concluir a atividade.

Em caso de dúvidas sobre o nosso texto, deixe sua pergunta nos comentários abaixo.