Extrato de pagamento do INSS

Extrato de pagamento do INSS: Consulta e retirada

O INSS é um órgão vinculado ao Ministério da Previdência Social e esses dois órgãos juntos são responsáveis por emitir o extrato de pagamentos do INSS, tanto para o empregado, quanto para o empregador.

No caso do empregado que contribui para o Instituto Nacional do Seguro Social, poderá visualizar todo o seu Extrato INSS de forma online e do conforto da sua casa.

O portal meu INSS é um espaço destinado a facilidade e comodidade do contribuinte.

Além de servir para tirar dúvidas e consultas online sobre os benefícios previdenciários.

Analisaremos então as principais peculiaridades sobre o extrato de pagamento INSS.

 

COMO CONSULTAR O EXTRATO DE PAGAMENTO INSS

Para consultar o extrato de pagamento INSS é muito rápido e simples, basta acessar o portal INSS e procurar a opção “histórico de pagamento” https://portal.inss.gov.br/servicos-do-inss/extrato-de-pagamento-de-beneficio/, em seguida, clicar em “emitir extrato”.

historico pagamento beneficio

Você então preencherá toda as informações pedidas pelo site, e ao final digite o código de segurança.

Analise mais uma vez se as informações foram colocadas de forma correta e clique em “visualizar”.

Fora a opção de emitir extrato, o site também apresente o calendário de pagamento que disponibiliza o dia que será feito o pagamento ao contribuinte com base no final do número do benefício.

A tabela de pagamento é dividida por meio dos benefícios abaixo de 1 salário mínimo e acima de 1 salário mínimo.

INSSEntão, a concessão do benefício visa garantir o bem-estar futuro do trabalhador em casos de imprevistos ou para a sua aposentadoria. Portanto, todo trabalhador regulamentado pelo regime celetista tem direito a consultar o seu extrato de pagamento INSS.

Na página do portal meu INSS (https://meu.inss.gov.br/central/index.html) é possível observar outros serviços além do extrato de pagamento do INSS, que vieram também para trazer segurança e rapidez a vida do contribuinte que agora não precisa mais ir pessoalmente aos postos da previdência para realizar a grande maioria dos serviços desejados.

No caso dos aposentados o extrato do INSS é importante pois serve como um documento de comprovação da sua renda já que traz de forma detalhada todos os valores do benefício pagos de forma mensal.

Se o aposentado quiser pedir um financiamento, empréstimos, poderá usar o seu extrato INSS como comprovação de pagamento.

Lembrando que outra nomenclatura provável que você encontrará no lugar de extrato de pagamento do benefício é consulta de pagamento.

EXTRATO DE PAGAMENTO INSS PESSOA FÍSICA

O extrato INSS pessoa física é outra forma de extrato emitida pelos contribuintes da previdência social.

Também chamados de extrato previdenciário CNIS, o contribuinte pode analisar por meio desse extrato informações sobre os seus empregos, o período de contribuição, informação sobre os empregadores, os salários e o valores que contribuiu durante os períodos de trabalho e etc.

É sempre importante emitir esse extrato quando o contribuinte quiser dar entrada em algum benefício como pensão, aposentadorias e auxílios.

Extrato de pagamento do INSS

Por isso acompanhe mensalmente esse extrato para saber se suas contribuições estão sendo depositadas e registradas de maneira correta. Dessa forma você evita problemas futuros.

Lembre-se sempre de acompanhar a tabela do INSS para saber quanto você pagará por mês para a Previdência.

Mas caso veja alguma irregularidade como mudança nos valores ou anulação de algum pagamento efetivado é só pedir a revisão das contribuições na parte de recursos humanos da sua empresa.

CONTRIBUIÇÃO AO INSS

O empregado que contribui para o INSS tem em sua própria folha de pagamento um valor descontado mensalmente.

Esse valor é deduzido independentemente de o contribuinte querer ou não.

E além do empregado contribuir, o empregador também contribui para o extrato de pagamento do INSS. E os percentuais variam de acordo com a categoria de trabalho que o empregado se encaixa.

Então, o INSS é o fundo previdenciário responsável por pagar diversos benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte, salário maternidade e muitos outros.

Ao todo são mais de 90 benefícios pagos pelo Instituto.

Extrato pagamento INSS

DIFICULDADES DE ACESSO AO EXTRATO DE PAGAMENTO INSS

Algumas dificuldades podem ocorrer quando o segurado da Previdência Social tentar tirar seu Extrato de Pagamentos do INSS, vamos discutir as principais delas:

  • O SITE NÃO ENTRA: Neste caso o melhor a se fazer é ter paciência e tentar novamente outro dia. Geralmente isso se dá porque os servidores do INSS estão superlotados pela capacidade de acesso naquele momento, impossibilitando retirar seu extrato de pagamento naquele momento.
  • NÃO CONSIGO GERAR A SENHA: Caso você não consiga gerar sua senha, normalmente isto se dá porque você errou as perguntas do Meu INSS, você pode terá que ir diretamente a um posto de atendimento da Previdência Social para cadastrar sua senha de acesso.

CARTA DE CONCESSÃO

Além do extrato de pagamento da Previdência Social, temos também a carta de concessão é um serviço também encontrado no portal meu INSS, onde por meio dele é possível que o cidadão saiba se o seu benefício previdenciário foi concedido ou não.

Então, se a carta chegar na casa do contribuinte é porque o seu benefício foi concedido.

E a carta apresenta um prazo de 20 dias para a chegar a residência do segurado, porém, caso aconteça algum erro e a carta não seja enviada é só solicitar por meio do portal.

Procure a opção “carta de concessão” e clique, em seguida informe o número do benefício, a data de nascimento do beneficiário, CPF, seu nome completo e o código de verificação.

Pronto!

A carta de concessão também traz algumas informações sobre o seu benefício como o valor a ser recebido, a data que o pagamento será realizado e o banco responsável pelo pagamento.

Mas caso não consiga emitir a sua carta de concessão, você poderá saber o dia do pagamento do benefício por meio calendário de pagamento, analisando o número final do benefício.

Caso tenha ficado qualquer dúvida sobre seu extrato de pagamento do INSS, você pode ligar 135 ou deixar seu comentário abaixo, que ficaremos felizes em ajudar.