Extrato de pagamento do INSS: Consulta e retirada

O INSS é um órgão vinculado ao Ministério da Previdência Social e esses dois órgãos juntos são responsáveis por emitir o extrato de pagamentos do INSS, tanto para o empregado, quanto para o empregador.

No caso do empregado que contribui para o Instituto Nacional do Seguro Social, poderá visualizar todo o seu Extrato INSS de forma online e do conforto da sua casa.

O portal meu INSS é um espaço destinado a facilidade e comodidade do contribuinte.

Além de servir para tirar dúvidas e consultas online sobre os benefícios previdenciários.

Analisaremos então as principais peculiaridades sobre o extrato de pagamento INSS.

COMO CONSULTAR O EXTRATO DE PAGAMENTO INSS

Para consultar o extrato de pagamento INSS é muito rápido e simples, basta acessar o portal INSS e procurar a opção “histórico de pagamento” https://portal.inss.gov.br/servicos-do-inss/extrato-de-pagamento-de-beneficio/, em seguida, clicar em “emitir extrato”.

Você então preencherá toda as informações pedidas pelo site, e ao final digite o código de segurança.

Analise mais uma vez se as informações foram colocadas de forma correta e clique em “visualizar”.

Fora a opção de emitir extrato, o site também apresente o calendário de pagamento que disponibiliza o dia que será feito o pagamento ao contribuinte com base no final do número do benefício.

A tabela de pagamento é dividida por meio dos benefícios abaixo de 1 salário mínimo e acima de 1 salário mínimo.

Então, a concessão do benefício visa garantir o bem-estar futuro do trabalhador em casos de imprevistos ou para a sua aposentadoria. Portanto, todo trabalhador regulamentado pelo regime celetista tem direito a consultar o seu extrato de pagamento INSS.

Na página do portal meu INSS (https://meu.inss.gov.br/central/index.html) é possível observar outros serviços além do extrato de pagamento do INSS, que vieram também para trazer segurança e rapidez a vida do contribuinte que agora não precisa mais ir pessoalmente aos postos da previdência para realizar a grande maioria dos serviços desejados.

No caso dos aposentados o extrato do INSS é importante pois serve como um documento de comprovação da sua renda já que traz de forma detalhada todos os valores do benefício pagos de forma mensal.

Se o aposentado quiser pedir um financiamento, empréstimos, poderá usar o seu extrato INSS como comprovação de pagamento.

Lembrando que outra nomenclatura provável que você encontrará no lugar de extrato de pagamento do benefício é consulta de pagamento.

EXTRATO DE PAGAMENTO INSS PESSOA FÍSICA

O extrato INSS pessoa física é outra forma de extrato emitida pelos contribuintes da previdência social.

Também chamados de extrato previdenciário CNIS, o contribuinte pode analisar por meio desse extrato informações sobre os seus empregos, o período de contribuição, informação sobre os empregadores, os salários e o valores que contribuiu durante os períodos de trabalho e etc.

É sempre importante emitir esse extrato quando o contribuinte quiser dar entrada em algum benefício como pensão, aposentadorias e auxílios.

Por isso acompanhe mensalmente esse extrato para saber se suas contribuições estão sendo depositadas e registradas de maneira correta. Dessa forma você evita problemas futuros.

Lembre-se sempre de acompanhar a tabela do INSS para saber quanto você pagará por mês para a Previdência.

Mas caso veja alguma irregularidade como mudança nos valores ou anulação de algum pagamento efetivado é só pedir a revisão das contribuições na parte de recursos humanos da sua empresa.

Caso você deseje consultar a situação do pedido de benefício junto ao INSS, você pode verificar no CNDINSSBR

CONTRIBUIÇÃO AO INSS

O empregado que contribui para o INSS tem em sua própria folha de pagamento um valor descontado mensalmente.

Esse valor é deduzido independentemente de o contribuinte querer ou não.

E além do empregado contribuir, o empregador também contribui para o extrato de pagamento do INSS. E os percentuais variam de acordo com a categoria de trabalho que o empregado se encaixa.

Então, o INSS é o fundo previdenciário responsável por pagar diversos benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte, salário maternidade e muitos outros.

Ao todo são mais de 90 benefícios pagos pelo Instituto.

DIFICULDADES DE ACESSO AO EXTRATO DE PAGAMENTO INSS

Algumas dificuldades podem ocorrer quando o segurado da Previdência Social tentar tirar seu Extrato de Pagamentos do INSS, vamos discutir as principais delas:

  • O SITE NÃO ENTRA: Neste caso o melhor a se fazer é ter paciência e tentar novamente outro dia. Geralmente isso se dá porque os servidores do INSS estão superlotados pela capacidade de acesso naquele momento, impossibilitando retirar seu extrato de pagamento naquele momento.
  • NÃO CONSIGO GERAR A SENHA: Caso você não consiga gerar sua senha, normalmente isto se dá porque você errou as perguntas do Meu INSS, você pode terá que ir diretamente a um posto de atendimento da Previdência Social para cadastrar sua senha de acesso.

CARTA DE CONCESSÃO

Além do extrato de pagamento da Previdência Social, temos também a carta de concessão é um serviço também encontrado no portal meu INSS, onde por meio dele é possível que o cidadão saiba se o seu benefício previdenciário foi concedido ou não.

Então, se a carta chegar na casa do contribuinte é porque o seu benefício foi concedido.

E a carta apresenta um prazo de 20 dias para a chegar a residência do segurado, porém, caso aconteça algum erro e a carta não seja enviada é só solicitar por meio do portal.

Procure a opção “carta de concessão” e clique, em seguida informe o número do benefício, a data de nascimento do beneficiário, CPF, seu nome completo e o código de verificação.

Pronto!

A carta de concessão também traz algumas informações sobre o seu benefício como o valor a ser recebido, a data que o pagamento será realizado e o banco responsável pelo pagamento.

Mas caso não consiga emitir a sua carta de concessão, você poderá saber o dia do pagamento do benefício por meio calendário de pagamento, analisando o número final do benefício.

Caso tenha ficado qualquer dúvida sobre seu extrato de pagamento do INSS, você pode ligar 135 ou deixar seu comentário abaixo, que ficaremos felizes em ajudar.

Fonte: https://cndinssbr.com/como-consultar-situacao-do-beneficio-inss/