Aprenda a economizar dinheiro aplicando esses hábitos mentais

Se você já tentou todos os truques e tem que economizar dinheiro e nenhum deles tem funcionado, o que você tem que fazer é aplicar esses hábitos mentais que vamos lhes apresentar hoje, alguns conselhos psicológicos que irão ajudá-lo em seu objetivo de aumentar seu poupança.

Como acontece em muitas situações da nossa vida, a psicologia pode ser uma grande aliada quando se trata de reduzir nossas despesas mensais e, assim, podemos chegar mais facilmente ao final do mês com alguma reserva.

É uma técnica que a maioria das pessoas não usa, mas cujos resultados podem ser muito surpreendentes. Tudo o que precisamos é de uma forte vontade e capacidade de aplicar cada um dos seguintes hábitos mentais que apresentamos abaixo.

Imagine sua situação quando você for mais velho

O tempo passa muito rapidamente e quando nos dermos conta, estaremos perto da aposentadoria. Você deve criar uma situação financeira favorável para sua velhice, e não só pensar em desfrutar da pensão fornecida pelo governo. Portanto, é muito importante per essa conscientização sobre a importância de ter uma boa poupança para quando esse dia chegar.

Foto com o orçamento que você pode usar

A ideia é criar um tipo de lista onde colocamos as coisas que podemos comprar com o cartão de crédito, onde no nosso orçamento mensal podemos usar e qual será o nosso limite de comprar com o cartão. Dessa forma, toda vez que formos usá-lo, verá essa imagem que servirá de motivação para reduzir custos.

Goma de mascar quando você sai para comprar

Embora possa parecer bobo, o simples fato de mascar chiclete quando entramos em uma loja de departamentos nos impedirá de comprar produtos compulsivamente. Da mesma forma, entrar em um shopping center com um par de fones de ouvido nos isolará da música relaxante das lojas que nos incentiva a ficar mais tempo neles e, portanto, gastar mais.

Converter dinheiro em horas de trabalho

É um truque muito eficaz e que vai fazer você pensar sobre várias vezes antes de comprar alguma coisa. O que você deve fazer é calcular as horas de trabalho que você deve realizar para alcançar o preço do produto que você quer tanto. Para dar um exemplo, se você está pensando em comprar o iPhone da Apple, ao fazer essa transformação, o mais fácil é que você saiba que mais da metade das horas trabalhadas no mês seriam destinadas a esse telefone.

Comprometa-se a economizar mais no futuro

Embora possa parecer contraditório, existem vários estudos que dizem que é melhor começar a poupar pouco a pouco e aumentar a quantidade que economizamos ao longo do tempo. Este mecanismo é geralmente mais eficaz do que começar a economizar muito desde o início.

Sempre carregue notas maiores

Entre os hábitos mentais que podemos encontrar para economizar dinheiro, é sempre usar notas maiores em vez de pequenas. Psicologicamente, as pessoas custam mais para se livrar das notas de valor maior do que pequeno, desta forma, se, por exemplo, usamos apenas 50 reais, será mais difícil trocar esse dinheiro para comprar algo de valor muito baixo , o que se traduz com maior economia.

Compras compulsivas e autocontrole

É muito importante saber dizer não às compras compulsivas,  embora nem sempre seja uma tarefa simples, principalmente agora que podemos comprar praticamente tudo da nossa casa com um cartão de crédito.

Antes de comprar qualquer produto, recomendamos que você dedique vários dias ou até mesmo uma semana para pensar se realmente precisa daquele produto que quer adquirir ou se viver sem ele.

Faça da poupança uma diversão

Proponha metas e objetivos a serem atingidos como um jogo, assim será muito mais fácil reduzir suas despesas. Para torná-lo mais divertido, há aplicativos on-line que estabelecem metas para que possamos subir de nível, o que pode ser uma boa maneira de começar.

Aprenda como sua mente funciona

Embora seja o último ponto de nossa lista de hábitos mentais, talvez seja o mais importante de todos. Se formos capazes de entender quais são nossas fraquezas mentais, menos esforço significará economizar dinheiro para nós.

No YouTube vimos um vídeo muito interessante publicado pelo canal Universidade Financeira, onde explica como o uso do dinheiro intangível, ou seja, aquele que não é tocado, como o uso de cartões de crédito, débito ou cheque, pode nos levar a aumentar nossas despesas. Um vídeo muito interessante que complementa nossa lista de hábitos mentais para reduzir nossos gastos.

Todos já experimentaram alguns dos muitos truques que podemos encontrar na rede para melhorar o nosso nível de poupança, mas você já pensou que esses hábitos mentais poderiam nos ajudar a alcançar nosso objetivo? Que outras coisas você acha que podem ser usadas para melhorar nossas economias? Incentive e compartilhe seus comentários conosco.

Deixe um comentário