Carta de crédito contemplada veículos

Quando há o investimento em consórcios, o recebimento da carta de crédito contemplada pode ser um momento de extrema felicidade, mas também pode deixar algumas dúvidas na cabeça do investidor.

Estamos aqui para acabar com elas e fazer com que o processo seja prático e simples.

Os consórcios vêm se tornando extremamente famosos aqui no país, principalmente por conta da crise econômica. Essa é uma maneira segura e garantida de efetuar compras de alto valor.

Sabemos que existem consórcios para os mais diversos tipos de mercadoria. Entretanto, os mais famosos são relativos aos bens difíceis de adquirir, pois são caros e precisam de investimentos muito longos.

Os consórcios para veículos, assim como os para compra de imóveis, são os mais conhecidos e mais famosos. Isso ocorre, pois, como já dissemos, esses são bens mais caros.

Hoje, estamos aqui para orientar quem está interessado em consórcios para veículos. É uma maneira prática de ter o veículo de sua escolha em mãos, sempre com bons retornos.

Vamos entender melhor o que ocorre com a sua cota contemplada no caso de investimentos na compra de veículos. Como proceder depois da contemplação? É o que entenderemos a seguir.

Formas de contemplação em um consórcio de veículos

Independentemente do tipo de consórcio, é importante saber que os processos de contemplação não costumam mudar. Esse é um procedimento padrão para que tudo se torne mais simples.

Quando você entra em um consórcio, deve acompanhar as assembleias mensais do grupo. É nesse momento que os sorteados para recebimento da carta de crédito contemplada são escolhidos.

Você ainda tem a possibilidade de ofertar um lance, que seria como adiantar algumas das parcelas para poder ganhar sua contemplação com mais facilidade. Depois que você pagou os seus lances, deve aguardar.

A administração do consórcio escolhe o contemplado por meio do maior lance. Se esse valor for seu, você está automaticamente contemplado e pode prosseguir com a compra de seu veículo.

Como agilizar o processo de compra?

Depois que você foi sorteado ou que deu o lance de maior valor, há a entrada de sua carta contemplada de automóveis no processo de compra. Vamos entender melhor o que é necessário nessas etapas e o que você deve saber para continuar.

Saiba como usar a cota

Primeiramente, você, como consorciado, deve informar à administração como pretende usar a carta de crédito contemplada para veículos.

Você ainda pode usar a sua carta para uma infinidade de possibilidades, incluindo a compra de um veículo novo dependendo do valor recebido. É interessante já decidir o carro de sua escolha antes de dar os próximos passos.

Tenha certeza do modelo escolhido e da modalidade. Isso deve ser feito por conta do consorciado, que vai avaliar, por exemplo, a necessidade de possuir um carro usado ou novo.

Se você quiser, não é totalmente necessário usar o crédito para compras. Você pode quitar um financiamento que tenha relação com o tipo de consórcio em que você entrou. Nesse caso, você pode quitar um financiamento prévio de veículos.

Tenha os documentos corretos

Para continuar com o processo de uso da cota, você deve apresentar alguns documentos. Se você vai comprar um modelo de carro, isso se torna ainda mais urgente.

Existem os documentos adicionais que podem ser solicitados pela administração do consórcio dependendo de suas regras de atuação. Para saber mais sobre isso, é interessante contatar algum responsável e se informar.

Alguns documentos, entretanto, são imprescindíveis e devem estar em mãos para realizar a compra. São eles os dados do vendedor, como o CPF, endereço e telefone, e os dados do veículo em questão.

Quanto ao veículo, é necessário apresentar o modelo escolhido, a marca, o ano de fabricação e o número do chassi. Com esses dados, você já poderá checar se a situação do veículo escolhido está regular.

Espere pela etapa de avaliações

Nessa parte do processo, a administração do consórcio vai avaliar o cadastro do consorciado que recebeu a contemplação. A garantia dos pagamentos deve ser verificada.

Além disso, o consorciado não deve apresentar riscos ao grupo para ser aprovado. Se isso foi feito e não houve uma intervenção, os seus documentos estão em dia e você é um consorciado confiável. Desse modo, pode prosseguir com a compra.

Ainda há a necessidade de avaliar o veículo escolhido. Se a escolha foi por um modelo usado, há a necessidade de contratação de uma empresa especializada para avaliar de modo completo.

No final de tudo, um laudo para liberação deve ser produzido e aceito pelo consórcio. A liberação do veículo te colocará mais um passo à frente.

Obtenha a liberação do crédito

Você deve esperar, como dito anteriormente, pelo período de avaliações. Se o seu veículo e os seus dados de cadastro passaram por essa etapa, o crédito já pode ser liberado para o uso como o cliente determinou.

Cuidado no momento do recebimento. Sabemos que as administradoras costumam ser confiáveis, mas você deve conferir todas as etapas do processo de retirada da carta de crédito.

É desse modo que você garantirá que tudo correu bem. Essa é uma maneira de se prevenir de complicações posteriores também.

O processo de pagamento, desse modo, será iniciado. Mas quem é o agente nessa troca? É uma pergunta feita por muitos consorciados que acabaram de ganhar uma contemplação.

É a administradora que cuida de todos os detalhes do pagamento ao lado do vendedor do veículo. O consorciado não fica de fora do processo, como pode ser pensado por muitos.

Você, como detentor da contemplação, pode tentar negociar prazos e valores com o vendedor. Se a compra for paga à vista, essas possibilidades se tornam ainda mais fáceis.

Pronto, você já possui todos os meios para realizar o seu sonho de ter um veículo novo. Conheça a Cotas Premiadas – Compra e Venda Consórcios.