Os times brasileiros tem, com cada vez mais frequência, exportado jovens jogadores para o futebol inglês – de longe, hoje, o mais competitivo do mundo.
Clubes ingleses estão o tempo todo de olho em atletas do Brasil que, ainda muito novos, podem agregar ainda mais no cenário nacional. Um exemplo é um certo ex-volante do Palmeiras que, em sua primeira temporada na Premier League, já tem números melhores que Richarlison pelo Tottenham.
Formado nas categorias de base do Bahia, Danilo fez os seus últimos anos de “juniores” justamente pelo Palmeiras. Ele chegou ao clube paulista em 2018 para atuar no sub-17 e fez por lá as últimas subdivisões até alcançar, finalmente, o status de jogador profissional. E uma vez que chegou no profissional, praticamente não perdeu mais a titularidade entre os jogadores do Verdão.
Danilo se profissionalizou junto ao Palmeiras em 2020. Em seu primeiro ano como profissional, conseguiu se destacar a ponto de, mesmo com apenas 20 anos de idade, alcançar a titularidade em um time que já vinha sendo campeão de tudo que disputava. Um jovem jogador titular em meio a um dos melhores clubes do Brasil.
Não precisou de muito tempo, então, para que Danilo chamasse a atenção de times europeus. Em seu segundo ano com o Palmeiras, aí sim já era titular absoluto. Fez 50 jogos em 2021. Na temporada seguinte, em 2022, aumentou ainda mais sua participação junto ao Verdão: 57 partidas.
Foi em 2022, inclusive, que Danilo fez o seu último ano com o Palmeiras. Isso porque ele acabou sendo comprado por um time extremamente tradicional da Inglaterra e que, de volta à primeira divisão do futebol inglês, iniciou um plano de investimentos e remontagem visando o futuro. Estamos falando do Nottingham Forest.
A chegada de Danilo ao Nottingham Forest
Engana-se quem pensa que o Nottingham Forest é um time qualquer na história do futebol inglês. Em termos históricos, pelo menos, o clube é simplesmente gigantesco. Já venceu todas as principais competições da Inglaterra e, em 1978 e 1979 foi simplesmente bicampeão da Liga dos Campeões da Europa.
Acontece que o Nottingham Forest, nos últimos anos, vinha passando por grandes dificuldades na liga inglesa. Passou um bom tempo em divisões inferiores, não jogando mais contra clubes que lhe conferisse uma grande visibilidade, como o Manchester United, City, Liverpool, Chelsea, Arsenal e por aí vai.
No entanto, em 2022, o Nottingham conseguiu se classificar entre os primeiros da Championship e voltou pra Premier League, depois de anos. Foi a volta à elite do futebol inglês, somada a alguns investimentos financeiros importantes, que fez com que o time começasse a se reforçar com mais veemência.
Nesse processo de reforços, o Nottingham contratou não apenas jogadores já consagrados no futebol internacional, como o goleiro Keylor Navas e o inglês Jesse Lingard como, também, jovens jogadores com grande potencial. E um desses jovens foi justamente Danilo, o ex-volante do Palmeiras.
Em sua primeira temporada pelo Nottingham, Danilo já tem números melhores do que Richarlison pelo Tottenham
O atacante Richarlison vai para a sua sexta temporada no futebol inglês. Depois de boas atuações com a camisa do Everton, ele acabou sendo comprado pelo Tottenham que, nos últimos anos, parece ter se ajeitado em definitivo na parte de cima da tabela da Premier League, estando sempre na disputa por vagas na Champions e, ocasionalmente, pelo título da liga inglesa.
Acontece que, mesmo já acostumado com o ritmo da Premier League, em seu primeiro ano com o Tottenham, Richarlison não vem rendendo o esperado. E os jogos de Danilo pelo Nottingham Forest servem para comprovar não apenas a má fase do centroavante brasileiro como, também, a excelência do ex-volante do Verdão.
Enquanto Richarlison tem apenas um gol na Premier League até então, mesmo sendo atacante, Danilo já tem três – isso com menos da metade dos jogos disputados. O jogador também já distribuiu duas assistências na competição, contra três do ex-atacante do Fluminense e atual camisa 9 da Seleção Brasileira.
Danilo vem sendo peça essencial do Nottingham Forest na atual temporada. O time, que no começo da temporada estava brigando para não cair, conseguiu entrar nos eixos desde a chegada do jogador brasileiro. Hoje, por exemplo, não corre mais risco de ser rebaixado – e irá continuar na Premier League.
Boas atuações de Danilo renderam elogios da imprensa internacional
As boas atuações de Danilo pelo Nottingham Forest renderam elogios ao ex-jogador do Palmeiras por parte da imprensa internacional. Um dos tradicionais jornais da Espanha, o AS, chegou a se referir ao volante como “essencial”, destacando diversas qualidades do atleta brasileiro.
Em uma matéria, o jornal escreveu que o ex-jogador do Palmeiras foi uma “aposta de qualidade e futuro para o meio-campo do histórico clube inglês”, isso em meio a um mercado de transferências inédito para o Nottingham. O AS ainda falou o seguinte sobre as qualidades de Danilo:
“Com sua capacidade de cobrir o campo, roubar bolas e chegar à área rival, Danilo se tornou um dos argumentos mais fortes do Nottingham Forest na briga pela permanência. Um jogador que está tornando a sua contratação essencial para o Forest”.