Tabela Fipe Motos: Como consultar a tabela FIPE motos?

Comprar ou vender uma moto não é tão fácil como muitas pessoas imaginam. A venda ou aquisição de um automóvel pode gerar conflitos e imprevistos. Em relação a preços de automóveis existe hoje, no Brasil, a Tabela Fipe, que tem como objetivo apresentar o valor médio de mercado do carro, moto ou caminhão que você tem interesse em vender ou comprar.

Mas você sabe o que é a Tabela Fipe?

Em 1973, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, pertencente ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), criou a tabela FIPE.

Ela é utilizada como uma das principais formas para efetuar o cálculo do preço médio de mercado de um veículo, seja ele um carro, moto ou caminhão. Sua principal finalidade é a ser um recurso para parâmetros de negociações e avaliações de veículos. A atualização dos valores é efetuada mensalmente com os valores de mercado, utilizando dos valores indicados do Documento Único de Transferência, o DUT.

Vale ressaltar que os preços apresentados não são fixos. Existem fatores externos a tabela que podem interferir no preço final do veículo, tais como estado de conservação, cor, quilometragem e itens adicionais, esses fatores não são avaliados pela tabela.

Como realizar a consulta dos valores médios de motos na tabela FIPE?

Trazemos a seguir a forma de você realizar sua consulta na Tabela FIPE Motos, assim você poderá saber o valor de mercado da moto de seu interesse para compra ou venda.

Como realizo a consulta na Tabela FIPE Motos?

Existem alguns sites que fornecem os preços médios da Tabela FIPE Motos. Neles é possível realizar a busca através do modelo ou da marca do seu interesse.

Em um primeiro momento você escolhe a opção de marca que deseja pesquisar, posteriormente deve escolher qual modelo quer comprar ou vender.

Posteriormente, o site redirecionará você para a tela com o valor médio da moto que deseja. Além da informação do valor você verá o mês de referência desse valor, o código do automóvel na tabela, marca, modelo, ano e o combustível que ele utiliza.

Ao mudar marca e modelo os dados irão alterar, mas o procedimento é o mesmo. Como a Tabela FIPE possui informações de diversos automóveis, tais como, carros e caminhões, para realizar a consulta para as outras categorias existentes seguem o mesmo padrão de busca dessa primeira, todos apresentarão os resultados contendo as mesmas informações, o que irá alterar é os dados de cada automóvel pesquisado.

Agora que você já sabe como consultar a tabela FIPE, fica muito mais fácil negociar a compra ou venda daquele automóvel que tanto deseja. Lembrando que a Tabela Fipe Motos serve de base e existem outros fatores que podem interferir diretamente no valor de um automóvel.

Procure as condições em que está o automóvel de seu interesse, caso seu objetivo seja vender, procura deixar o automóvel em questão da melhor forma possível, para que se valorize seu valor.

No caso de compra de motos, olhe e analise bem as condições do veículo de seu interesse, o estado de conservação que ele se encontra tem grande peso em seu valor.

Deixe um comentário